quarta-feira, 5 de agosto de 2009

"Só enquanto eu respirar..."


Interessante é perceber que, independente de tempo, espaço, distância ou situação, tem coisas de que não conseguimos nos desfazer nunca. Tem pessoas que nunca conseguimos deixar. Tem despedidas em que não dizemos adeus, pois sabemos que elas sempre se repetem. Momentos que voltam, mudados, mas voltam.
Mais interessante ainda é perceber o quanto o reviver de cada uma dessas coisas acontece de forma diferente da já vivida, por mais idêntica que pareça. Como temos coisas de que nem lembrávamos, como aquelas esquecidas nos cantos, redescobertas somente quando arrumamos o armário. E como cada uma das coisas tem história.
Assim como cada uma das pessoas com quem, de alguma forma, nos relacionamos. Inclusive aquelas que deixamos no canto do nosso coração, aguardando, ansiosas, pelo momento em que as resgataremos para compartilhar novamente a vida, rir do que já foi vivido, relembrar velhas facetas, descobrir novas necessidades.
Eu queria falar é dessas pessoas. As que marcaram minha vida, me divertiram, ouviram, acompanharam e me amaram, acima de tudo. As que eu quis tantas vezes que saíssem da minha vida, por um segundo que fosse, só para amenizar situações. Aquelas que joguei no canto do meu coração com o intuito de amenizar sofrimentos.
Contudo, só eu sei a falta que me faziam quando isso acontecia, e sei que minha falta também era sentida. Daí eu as resgatava. Porém, infelizmente, acabava sempre guardando-as de novo, motivo de força maior. Então só nos restam as lágrimas, as angústias que nos visitam todas as noites antes de dormir, a nostalgia de um tempo recente, as lembranças, vivas, ardentes como fogo, queimando-nos por dentro de tristeza, por serem tão reais e estarem tão distantes, além das orações aflitas a Deus, para que Ele mude essa situação.
Ultimamente, de tão acostumadas com esse ritual, essas pessoas resolveram agora jogar a mim no canto de seus corações. Lá é triste, obscuro, indiferente, frio, medonho, silencioso... Tem dias que eu vejo surgir uma brechinha de luz, que logo se vai. Tem dias que elas me lançam, lá de longe, aquele olhar ressentido de quem não queria me ver ali, um sorriso sem graça, tentativa de consolo.
Eu sei porque tenho que ficar aqui. Sei que elas estão bem machucadas com tudo que já aconteceu e que estão só se protegendo. Que tem seus motivos para fazerem isso e que sentem a mesma coisa que eu. Que se pudessem me tiravam daqui, me carregavam para viver junto delas, como foi um dia. A gente ia dividir açaí de novo, ia ficar junto quando um carinho fosse necessário, ia pra festas idiotas e se divertir. A gente ia fazer confidências e prometer guardar segredo. A gente ia cantar, dançar, brincar. Iríamos dormir lado a lado, depois de um longo período de conversas. Sair sem rumo e descobrir o mundo. Adotar um cantinho só nosso. Fazer história, compartilhar emoções, abraços, sorrisos...
Mas não é assim. A realidade é outra. Por enquanto não há nada que eu possa fazer senão pedir perdão por estar aqui e por desencadear tantos problemas. Por todas as lágrimas que fiz rolar, todas as preocupações, chateações e raiva que sentiram.
Talvez por eu continuar na vida de vocês quando já deveria ter saído.
Meus sinceros arrependimentos por ser, de vocês, uma daquelas pessoas das quais não há despedida e, por outro lado, minha sincera gratidão por sempre fazerem parte de mim, mesmo com essas despedidas inúteis.
A importância de vocês para meu ser é incalculável, inenarrável.
Por fim, podem ter a certeza de que eu sempre vou me lembrar de vocês.

Ah, me tirem do cantinho quando der, por favor!

3 comentários:

  1. Ahh, como sinto que existe verdade nas coisas que diz. Como por vezes nos pegamos relembrando coisas bobas, boas e que não voltam atrás. Eu insisto sempre , tento mais uma vez, embora saiba que nada será igual, e nem ao menos será melhor , se todas as partes não ousarem tentar.

    ResponderExcluir
  2. A Dara falou tudo.
    O passado poder ser doce ou amargo, mas ele não volta mais...
    Só algumas pendências.
    Mas temos que brigar no presente e conseguir fazer a vida de hoje ser doce!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do seu blog , beijos.
    comecei o meu hoje
    visita la :http://gatuxa2.blogspot.com/

    ResponderExcluir