quarta-feira, 25 de março de 2009

De Platão a Edward Cullen

Às terças tenho aulas de Filosofia. Nessa semana foi sobre Platão, que era um seguidor de Sócrates. Aí Platão usava historinhas, chamadas mythos, pra explicar as coisas, as razões das coisas serem como são. (Os mythos são histórias fantasiosas, inventadas pelas pessoas para tentar explicar como as coisas acontecem.)

Uma das historinhas era a Alegoria da Caverna.

Consistia em que a humanidade viveria no fundo de uma ‘caverna’ longe da luz, uma pessoa acorrentada à outra. Todas presas no fundo dessa caverna. Elas não sabiam que estavam no fundo de uma caverna, para elas aquilo era a realidade. Até que um dia uma pessoa conseguiu se libertar da corrente que a prendia. Foi andando, andando e descobriu que eles estavam numa caverna. Que havia um mundo inteiro lá fora, bonito e completamente diferente da noção de mundo que havia dentro da caverna. Depois que essa pessoa conheceu o mundo lá fora, resolveu voltar para contar para as pessoas da caverna que o mundo, a realidade, não era aquilo que elas conheciam. Que havia uma coisa completamente diferente lá fora. No entanto, as pessoas o chamaram de maluco e depois o mataram.

Bem, é mais ou menos assim a historinha. Ela serve pra mostrar... ah, reflitam pra que ela serve que eu já sei ;)

Contei essa historinha por pensar numa outra coisa. Dia desses eu estava no Orkut quando vi as atualizações de uma ‘amiga’ minha do site. Ela havia montado um álbum de fotos sobre a saga de Crepúsculo, o filme, no caso. Havia fotos dos personagens, algumas cenas do filme e muitas fotos dos protagonistas, interpretados por Robert Pattison e Kristen Stuart. Quem leu sabe que realmente os personagens são pessoas (?) maravilhosas, modelo perfeito de namorado, um amor de fazer inveja a qualquer um e coisa e tal. Todas as meninas depois de ler ao menos um livro exclamam: “Queria tanto ter um Edward pra mim...” [suspiros]. É sério, até eu fiz isso :B


Bem, voltando ao assunto da menina, debaixo de algumas fotos, principalmente na que havia o casal, estava escrito coisas do tipo: ‘Sim, eu estou com inveja dela’; ‘Sim, eu queria estar no lugar dela.’ E que ele era o bonzão, o gostosão e tudo mais que se tem direito.

Daí eu parei pra pensar na situação de manipulação e cegueira a que chegamos. Aquelas pessoas ali nas fotos são somente ATORES de personagens criados por uma mãe de família formada em Literatura Inglesa. E a menina dona do Orkut, como milhões de outras meninas por esse mundo afora dariam a vida pra serem reparadas pelo Robert Pattison. Galerinha, vocês enxergam a ilusão? Nem o ator nem o personagem são aquilo que a gente conhece lendo os livros ou vendo o filme. Pattison apenas vende a imagem duma figura imaginária (por isso que é perfeito, claro, se fosse real não seria :/) que interpreta e recebe para isso, é a profissão dele. E a gente aqui muitas vezes morrendo de amores, se apaixonando por ele. Ok que ele realmente é bonito e no filme é aquele carinha perfeito do livro. Mas é tudo mentirinha, gente! rs

Eu sei que não adianta falar muito das coisas nesse sentindo, até porque, os fãs loucos de Crepúsculo que leram esse post (se é que algum leu :B), com certeza estão morrendo de vontade de fazer comigo como as pessoazinhas acorrentadas na caverna no mytho de Platão: me chamando de doida e depois querendo me matar. Onde já se viu ficar pensando nas coisas tão maravilhosas por esse lado, não é mesmo?

Pois é, cada um pensa do modo que quiser. Ta aí o que eu acho ;)

E vocês, o que pensam em relação a isso?

ps: lembram que falei do Shake na última postagem? Então, essa semana titia o levou pra casa da minha avó. Não tenho total certeza se ele está muito feliz, mas pelo menos lá ele tem mais dois cachorros como companhia. Morro de saudades dele. :)

9 comentários:

  1. As aulas de filosofia são MESMO as melohres.
    Já renderam ótimas postagens pro Fusca (:

    Quanto a menine do orkut, é o que eu te disse ontem:
    ELA TEM PROBLEMAS (Y)

    Viva o Shake, que está feliz hoje com o Bial :B

    ResponderExcluir
  2. =/

    Poxxaaa!!
    Vc acabo com a minha ilusôes com o Edward!!

    ResponderExcluir
  3. Sou fã fanatica de crepusculo sim, mas entendu o que voce tah falando... Rob eh Rob, Edward eh Edward, e o carinha dos meus sonhos eh o carinha dos meus sonhos.!*

    Ps.: o shake deve estar feliz ^^'

    BjsTeuBlogTaLindu.!

    ResponderExcluir
  4. hm, eu acabei de ler Lua Nova - sou meio atrasado, beigos - e virei fã dessa modinha nubinha hihihi .__.'
    A Bella é uma pessoa cool sabe, bem do meu tipo - antisocial -, pena que seja tão iludida com o vampiro - que no filme é interpretado por um ator sem noções básicas de higiene - rere.
    Eu virei fã mesmo é da Alice Cullen e do Jacob Black. Pra mim o casal devia ser eles dois *-* -s Ah, sou o único que acha isso também, rs. Já pensou?! A vampirinha bailarina com o lobisomem índo s2 s2 s2 É luxo, riqueza, poder e sedução.



    beigos mil, eu já tinha lido sobre essa caverna de Platão. Às vezes a gente fica tão iludido com nosso mundinho rotineiro que esquece que lá fora existe esperança!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!! Concordo com vc...
    Eu gosto da saga crepúsculo...
    Mais eu entendo o q vc diz...
    e realmente tem fãs q não consegue ver diferença entre o ator e o personagem...
    =/

    Adorei seu blog!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu entendo vc completamente
    muitas pessoas não conseguem ver q isso é só um filme...

    amei seu blog..
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. eu adoro oedwardcullen eu sou fã de carterinha
    eu não poso saber oque vcs estão cãoversando eu sou nova do assunto

    ResponderExcluir
  9. fasa um suspence com o novo filme de vcs para deixar as mininas doidinhas

    ResponderExcluir